terça-feira, 16 de agosto de 2011

CRUZADAS - conteúdo para estudo - 1° EM

Galera, tudo bom?
Segue um texto sobre as cruzadas, quem sabe ajuda no estudo para a prova.


Abração!!!
prof° Daniel.




Introdução

As Cruzadas eram expedições de cristãos para libertar a Terra Santa (atual Palestina) dos turcos (muçulmanos), e eram patrocinadas pela Igreja Católica (Papa). O nome Cruzadas é porque os cristãos teciam uma cruz nas suas roupas, simbolizando o voto prestado à igreja.
Causas

Várias foram as causas das Cruzadas:
O papa Urbano II queria reerguer a unidade católica no oriente, que decaiu com a Cisma do Oriente (1054)Muitos acreditavam que seguindo as cruzadas, alcançariam a salvação.Naquela época não havia parque de diversão, então, para fugir do cotidiano das grandes cidades, eles partiam para as CruzadasClaro, interesses comerciais nas ricas terras do oriente.
Como hoje, o papa e outras “santidades”, como Pedro o Eremita, tinham grandes poderes de influenciar o povo. Eles reuniram grandes multidões, de maioria pobre e miserável, para organizar uma Cruzada, chamada de Cruzada Popular. Conseguiram chegar em Constantinopla, mas com poucos recursos, cansados. Quem não gostou disso foi o imperador bizantino Aleixo Commeno, que incentivou os cruzados à atacar os infiéis, resultado: uma tremenda carnificina, quase todos os cruzados morreram. Depois disso, a cruzada ficou conhecida como Cruzada dos Mendigos.
Outra cruzada, desta vez formada por senhores feudais, condes, duques, etc, partiu para a Terra Santa, com o apoio dos Bizantinos. Com todo o poderio econômico e militar unidos, foi fácil conquistar Jerusalém, em 1099. Essa conquista custou milhares de vidas de judeus e muçulmanos. Nas terras conquistadas foram criadas o Reino de Jerusalém, Condado de Edessa, Condado de Trípoli e Principado de Antioquia . Mas logo essas terras ficaram precárias, em razão das constantes batalhas travadas por muçulmanos e os nativos contra os cristãos. Para tentar se manter nas regiões conquistadas, os cristãos criaram duas ordens: os Templários e os Hospitalários:Templários: formar um exército para controlar os novos domínios, para isso, deveriam construir fortalezas, fossos, muros, etc. Também se juntou à ordem uma milícia de monges cavaleiros.Hospitalários: como o nome já diz, criaram estabelecimentos para acolher os peregrinos mais pobres, construíram hospitais. Um tempo depois, formaram um exército para defender o Santo Sepulcro.
Em vista das seguidas derrotas dos cristãos na Terra Santa, foi organizada mais uma cruzada (Segunda Cruzada): Luís VII e Conrado III (França e Alemanha) foram os líderes. Foi apenas mais uma derrota.
A retomada de Jerusalém
No ano de 1187, tropas de muçulmanos comandados por Saladino rumaram para Jerusalém, e a reconquistaram facilmente. Saladino foi gentil com os cristãos, evitou o massacre de milhares de pessoas.
Em 1189 foi organizada a Terceira Cruzada, comandada pelo rei da Inglaterra Ricardo Coração de Leão, o rei da França Filipi Augusto, e o imperador alemão Frederico Barba-Ruiva (Barba-Roxa). Esta Cruzada começou dando certo, mas logo os problemas chegaram. Frederico se afogou num rio na Síria, Filipe Augusto tomou o Acre e voltou pra França. Ricardo Coração de Leão ganhou de Saladino duas vezes, mas não conseguiu tomar Jerusalém. Então, Saladino e Ricardo fizeram um acordo, que permitia a entrada de cristãos para fazerem suas peregrinações na Terra Santa. Ricardo voltou logo pra Inglaterra, pois seu irmão estava tentando derrubá-lo e tomar o poder. Foi preso no caminho, na Áustria, e sua mãe teve de pagar o resgate. Retomou o poder, mas em 1199 foi morto quando combatia um vassalo insubmisso.
Quarta Cruzada (1202-1204) teve seu rumo desviado pelas influências dos comerciantes venezianos, foram para Constantinopla, que foi tomada e saqueada. Algumas partes da cidade ficaram sob domínio cristão até 1261.
Cruzada das Crianças foi outro fracasso, no ano de 1212. Os cristãos acreditavam que as crianças de alma pura poderiam reaver o Santo Sepulcro. Eram milhares delas. A maioria morreu de fome, frio, ou foram sequestradas para serem vendidas como escravas.
Outro fracasso foi a Quinta Cruzada (1217-1221), comandada por André II, rei da Hungria, e Leopoldo VI, duque da Áustria.
Entre 1228 e 1229 aconteceu a sexta cruzada, liderada por Frederico II, imperador alemão. Desta vez usaram a diplomacia para consequir o que queriam: os turcos entregaram as cidades de Jerusalém, Nazaré e Belém. Mas elas logo foram retomadas pelos muçulmanos.
sétima cruzada (1248-1254) e a oitava cruzada foram comandadas por Luís IX, rei da França, que de tanta piedade que teve dos muçulmanos acabou virando santo, conhecido hoje por São Luís. Na sétima cruzada, Luís foi derrotado, acabou preso e seus compatriotas tiveram de pagar uma pesada fiança para livrá-lo. Na oitava cruzada, Luís atacou a cidade de Túnis, no norte da África, mas morreu lá em razão de uma forte dor de barriga.
ResultadosEntre os resultados que as cruzadas tiveram, podemos citar:- Aumento do comércio ocidente-oriente.- A burgueria européia ficou mais rica, às custas dos nobres e cavaleiros que foram às cruzadas.- Com tanto movimento de pessoas, as cidades e o comércio entre elas se desenvolveram.- Alguns dos costumes orientais foram incorporados ao ocidente.- Produtos novos orientais foram trazidos para a europa, como ArrozCanela, pimenta, cravo, açúcar, algodão, café e perfumes.
- A intolerância aos judeus na europa cresceu, havendo muitos massacres.


Fonte: http://www.infoescola.com

terça-feira, 9 de agosto de 2011

CONTEÚDO PROVA - HISTÓRIA - 1°S EM - DIA 18/08

Boa noite meus queridos (as) alunos (as)...

Nos temos prova dia 18 de Agosto, por isso já estou passando o conteúdo para estudo:

CIVILIZAÇÃO ÁRABE - (P.7-11)

BAIXA IDADE MÉDIA - (P.21-26)

Bom estudo,
até a próxima!!!

abraços,
Prof° Daniel Bronstrup.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

GABARITOS - TRABALHO EM DUPLAS - 1°s E.M

Bom dia Galera, uma ótima semana a todos!!!

Bom, seguem os gabaritos do trabalho em duplas realizado na última quinta-feira (04/08).

abraços,
prof° Daniel.

GABARITO 1° B / 1° C

01) E
02) D
03) C
04) A
05) B
06) C
07 ) D
08) ABERTA
09) ABERTA
10) C

GABARITO 1° A

01) E
02) A
03) D
04) D
05) C
06) B
07) A
08) ABERTA
09) ABERTA
10) C

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ISLAMISMO - conteúdo 1° anos.

Galera, voltamos com tudo então???

Segue aí um texto para encerrar de vez o conteúdo sobre os muçulmanos e também um vídeo interessante. Lembrando que dia 22 de agosto temos a nossa visita a mesquita de Criciúma, vai ser bem interessante.

abraços...
prof° Daniel.


O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único.

A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Seus seguidores são os muçulmanos (Muslim, em árabe), aquele que se subordina a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países.

Alcorão, livro sagrado do Islamismo
O livro sagrado do Islamismo é o alcorão (do árabe alqur´rãn, leitura), consiste na coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. Seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.

Dentre os vários princípios do Islamismo, cinco são regras fundamentais para os mulçumanos:
- Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta;
- Realizar cinco orações diárias comunitárias (sãlat);
- Ser generoso para com os pobres e dar esmolas;
- Obedecer ao jejum religioso durante o ramadã (mês anual de jejum);
- Ir em peregrinação à Meca pelo menos uma vez durante a vida (hajj).

Oração dos mulçumanos
Após a morte de Maomé, a religião islâmica sofreu ramificações, ocorrendo divisão em diversas vertentes com características distintas. As vertentes do Islamismo que possuem maior quantidade de seguidores são a dos sunitas (maioria) e a dos xiitas. Xiita significa “partidário de Ali” – Ali Abu Talib, califa (soberano muçulmano) que se casou com Fátima, filha de Maomé, e acabou assassinado. Os sunitas defenderam o califado de Abu Bakr, um dos primeiros convertidos ao Islã e discípulo de Maomé. As principais características são:

Sunitas – defendem que o chefe do Estado mulçumano (califa) deve reunir virtudes como honra, respeito pelas leis e capacidade de trabalho, porém, não acham que ele deve ser infalível ou impecável em suas ações. Além do Alcorão, os sunitas utilizam como fonte de ensinamentos religiosos as Sunas, livro que reúne o conjunto de tradições recolhidas com os companheiros de Maomé.

Xiitas – alegam que a chefia do Estado muçulmano só pode ser ocupada por alguém que seja descendente do profeta Maomé ou que possua algum vínculo de parentesco com ele. Afirmam que o chefe da comunidade islâmica, o imã, é diretamente inspirado por Alá, sendo, por isso, um ser infalível. Aceitam somente o Alcorão como fonte sagrada de ensinamentos religiosos.

Alguns pontos em comum entre Xiitas e Sunitas são: a individualidade de Deus, a crença nas revelações de Maomé e a crença na ressurreição do profeta no Dia do Julgamento.

No Brasil, o Islamismo chegou, primeiramente, através dos escravos africanos trazidos ao país. Posteriormente, ocorreu um grande fluxo migratório de árabes para o território brasileiro, contribuindo para a expansão da religião. A primeira mesquita islâmica no Brasil foi fundada em 1929, em São Paulo. Atualmente existem aproximadamente 27,3 mil muçulmanos no Brasil.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
fonte: http://www.brasilescola.com




Conheça um pouco do islamismo por aigrejaaogostodofregues no Videolog.tv.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Olimpíada de História

A 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizada pelo Museu Exploratório de Ciências, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), já conta com a participação de representantes de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Mais de 10 mil pessoas, entre estudantes e professores de história já confirmaram a participação na competição que se inicia no dia 15 de agosto.As inscrições estão disponíveis na página do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e acontecem até o dia 9 de agosto.


site: http://www.mc.unicamp.br/

quinta-feira, 14 de julho de 2011

LUTO pela educação em SC...

Reproduzimos abaixo as cartas do SINTE Regional São José (aqui) e do Sinte-SC (aqui), respectivamente.
Truculência. Esta é a palavra que resume a postura do governo Raimundo Colombo diante da greve dos professores.
Seguem as cartas.
Os Rumos da greve
Companheiros,
Inicialmente gostaríamos de cumprimentar a todos(as)  os(as) companheiros(as) que se fizeram presentes na vigília na ALESC, pois deram uma demonstração de luta e de consciência política.
O PLC 026 foi aprovado, retirou-nos direitos, mas não acabou com nosso espírito de luta e de resistência. O maior derrotado é o governo, com certeza, pois perdeu sua legitimidade e moral na medida em que PATROLOU os trabalhos no plenário para garantir a vitória de um projeto NEFASTO, que  explora a dignidade dos trabalhadores da educação.
Enfim, os parlamentares golpearam a educação em nome do dinheiro e do poder. Derrotaram não só os professores, mas as milhares de crianças e  jovens, alunos da escola pública de Santa Catarina.
De tanto ver as coisas acabarem do mesmo jeito (com governo ganhando sempre) o povo vai perdendo as esperanças. E sem esperança não há futuro! Portanto, todos nós perdemos!
Alesc aprova PL 026/2011 e greve continua !
Por 28 a 8 votos, a ALESC aprovou na tarde de hoje, 13, o Projeto de Lei Complementar 026/2011 que altera a tabela salarial do magistério. Pelo regimento interno da ALESC, o projeto não poderia ser votado em plenário no dia de hoje, pelo fato de não ter passado pelas comissões (Constituição e Justiça, Finanças e Trabalho); mas desrespeitando o regimento do legislativo catarinense a bancada governista garantiu sua aprovação.
Deputados de oposição denunciaram a manobra dos partidos aliados ao Governo Raimundo Colombo e prometeram recorrer judicialmente da decisão. O SINTE/SC já acionou sua assessora jurídica para uma análise da forma como ocorreu a votação do projeto, e pretende buscar a anulação da votação do PLC 026/2011.
O resultado da votação causou polêmica e protestos. Mais de 3 mil trabalhadores em Educação que lotaram a ALESC. Policiais militares e do BOPE foram chamados e houve agressão contra os professores. Uma professora passou mal e foi conduzida para um cardiologista; outras desmaiaram e foram atendidas por soldados do Corpo de Bombeiros. Uma professora foi agredida por um segurança da ALESC e sofreu luxação no dedo; outro professor também teve o dedo machucado devido a agressão dos policiais.
Os trabalhadores do magistério realizaram uma breve reunião no final da votação e repassaram informes e encaminhamentos aos representantes das regionais presentes. A orientação foi de fortalecimento da greve e exigir que o Governo pague o Piso na carreira.

Fonte: http://blogdomaurelio.wordpress.com


um vídeo para "refrescar" a memória:

terça-feira, 5 de julho de 2011

Aula Bailão da História - 1°s Colégio Murialdo.

Galeraaaaaaa que frioooooooooo...

Para esquentar, só mesmo uma boa dança... por isso na última aula musical de história cantamos a Civilização Árabe através do clássico canto "Menino da Porteira". Foi muito divertido, pois no final a sala se transformou num grande bailão, carinhosamente chamado "bailão da história".

Seguem os dois vídeos no 1° ano C...

até a próxima!!
forte abraço,
prof° Daniel Bronstrup