terça-feira, 3 de janeiro de 2012

FÉRIAS....

Feliz 2012 e boas férias!!!
Voltamos a conversar a partir do início das aulas...
forte abraço!!!!

Prof° Daniel Bronstrup


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ECONOMISTAS DO ILUMINISMO...

Boa noite galera!!!
Como combinado, estou enviando um texto para estudo sobre as escolas econômicas do Iluminismo, assunto pouco abordado pelo nosso material didático. Então, segue aí algumas informações...
abrações...
até mais!!!
prof° Daniel Bronstrup


”Deixe fazer, deixe passar, o mundo vai por si mesmo” (Gournay), a mais famosa frase do liberalismo econômico.
Os pensadores iluministas que se ocuparam de questões econômicas deram origem a duas grandes correntes de pensamento. A primeira delas foi a fisiocracia, que obteve grande circulação nos fins do século XVIII. Uma outra teoria mais amplamente desenvolvida foi o “liberalismo”, que até hoje influencia fundamentos do pensamento econômico contemporâneo. 

A fisiocracia foi responsável pela crítica ao vigente sistema econômico mercantilista. Segundo suas idéias, o pensamento fisiocrata criticava a lógica de exploração e acúmulo de metais preciosos defendida pelo mercantilismo. De acordo com a fisiocracia, as práticas mercantilistas não promoveriam o desenvolvimento das riquezas de uma nação. A única real fonte de riqueza estaria vinculada à terra. As demais atividades econômicas (a manufatura e comércio) seriam mera conseqüência da riqueza produzida das atividades agrícolas. 

Entre seus principais pensadores podemos destacar François Quesnay (1694 – 1774) e Anne Robert Jacques Turgot (1727 – 1781). Outro pensador de suma importância foi Vincent de Gournay ( 1712 – 1759), autor da célebre frase: “Laissez faire, laissez passer, lê monde va de lui même” (Deixe fazer, deixe passar, o mundo vai por si mesmo). Essa frase foi de expressiva importância para que fosse lançado um dos pontos fundantes do pensamento liberal. 

Adam Smith, discípulo de Vincent de Gournay, sistematizou as primeiras premissas do liberalismo econômico. Considerado um dos fundadores das ciências econômicas, Smith considerou na obra “A riqueza das nações”, que o trabalho era o fruto de toda a riqueza de uma sociedade. Por meio da intervenção do homem a prosperidade seria alcançada. Defensor do direito de propriedade, esse pensador ainda acreditava que a economia era naturalmente guiada por leis próprias e, por isso, não deveria sofrer maiores intervenções do Estado. 

Defendendo a adoção de medidas de caráter racional, Adam Smith enxergava na livre-concorrência e na divisão do trabalho itens fundamentais para o desenvolvimento da economia. Assentando tais idéias sobre a economia, Smith colocou o liberalismo econômico como uma das mais pujantes correntes do pensamento econômico até o início do século XX.

Referências: Rainer Sousa - Graduado em História.
Equipe Brasil Escola

sábado, 15 de outubro de 2011

FELIZ DIA DO PROFESSOR!!!!

Em homenagem a este dia dedicado a todos nós, um texto de Paulo Freire para reflexão...


Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
(Paulo Freire)


"Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro". (D. Pedro II)

PARABÉNS professores pelo nosso Dia...
a Luta continua!!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tabela de avaliação dos trabalhos de pesquisa.

Galera de sociologia dos segundos anos Ensino Médio,

Conforme combinado, estou postando a tabela que orienta a minha avaliação em trabalhos de pesquisa. É só conter todos os itens bem organizados e a notas será boa!!!
hehehe...

forte abraço,
prof° Daniel


terça-feira, 6 de setembro de 2011

Independência ou Morte! 7 de setembro!

Galera,

Esta semana é comemorada a nossa independência, mas todos sabem que por inúmeros motivos, não somos tão independentes assim. Mesmo assim, sempre quando chega a semana da pátria, cantamos o hino, hasteamos a bandeira e fazemos várias homenagem ao nosso país. No ano passado (2010) eu trabalhava na escola Cenecista Benjamim Gallotti (em Tijucas), e pensando em homenagear o 7 de Setembro, bolei um teatro com a sétima séria. Este, apresenta uma das inúmeras versões para o fato ocorrido.

Posto aí o vídeo gravado do nosso teatro,
o agradecimento da filmagem vai a professora Betânia.

Um forte abraço e viva a Independência!!!
hehehe, prof° Daniel


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Conhecendo o Islã...

Olá!

Na última Segunda-feira (22/08) os alunos dos 1°s anos do Ensino Médio do Colégio Murialdo foram a cidade de Criciúma/SC conhecer um pouco mais sobre a religião muçulmana. Na ocasião foram recebidos pelo xeique Adil, que depois de uma breve explicação sobre os fundamentos da religião, respondeu as diversas perguntas dos alunos.

Foi uma tarde de muito aprendizado e informação para vencer aquela imagem deturpada pela mídia, de que o "Islã é uma religião de terroristas".

abraços,
Prof° Daniel Bronstrup